horário de funcionamento
Publicado em 23 de agosto de 2018.

Produtores iniciam retirada de mudas pelo Programa Municipal de Florestamento

- Ao todo, serão entregues 28 mil mudas de eucaliptos clonados aos agricultores trespassenses-

A Secretaria Municipal de Agricultura de Três Passos começou a entregar neste dia 22 de agosto, as mudas do Programa Municipal de Florestamento. As primeiras entregas contaram com a participação do vice-prefeito, Jorge Leandro Dickel, juntamente com a equipe técnica.

Criado em junho de 2017, pela Lei Municipal 5259, esta segunda etapa do programa dobra a quantidade de mudas a serem entregues. Em 2017 foram 14 mil mudas, e este ano de 2018, serão entregues 28 mil mudas de eucaliptos clonados, beneficiando 26 produtores.

De acordo com o secretário Municipal de Agricultura, Evandro Colombo, o Programa subsidia 50% do valor das mudas até a quantidade de 1500 mudas. Ele explica que as mudas são adquiridas por meio de processo licitatório com o acompanhamento e supervisão da equipe técnica da Secretaria.

Para participar do processo licitatório os viveiros precisam apresentar laudos técnicos que comprovem a qualidade e a saúde das mudas, além da certidão de cadastro florestal, o RENASEM, certidão de inscrição no registro nacional de sementes e mudas, junto ao Ministério da Agricultura.

Colombo informa, que para este ano, a equipe técnica definiu a variedade clonada 2864, por ser mais resistente ao tombamento pelos ventos e possuir a madeira mais densa.

O agricultor Olari Ovídio Dörr, residente na Linha Turvo, retirou 1.500 mudas, que segundo ele são utilizadas para produzir varas, ajudar na recuperação do solo e em benfeitorias. “Este é o segundo ano que retiro as mudas através do programa, que na minha opinião nos proporciona uma boa economia”, explicou.

Morador da localidade de Floresta, o jovem agricultor Lissandro Kunzler, considera a iniciativa excelente pois pelo programa as mudas são adquiridas por menos da metade do preço. Ele as utiliza na propriedade para reflorestar, plantar nas beiradas dos rios e futuramente para comercializá-las.

O Programa de Florestamento busca atender a demanda existente por matéria prima florestal, além de proporcionar a diversificação produtiva e a geração de renda para os agricultores.


nota fiscal gaúcha
saude não tem preço
farmacia popular
servidores1
manual acesso servidores acesso servidores
telefones

acesso informação

ouvidoria
fiscalizacao

avalia
leis municipais
parcerias voluntrias

oramento impositivo


gestometro


contribuicao melhoria
portal meio ambiente

conselhos municipais

rede proteção contra violência


brasão município
Prefeitura Municipal de Três Passos/RS - CNPJ 87.613.188/0001-21
Av. Santos Dumont, 75 - CEP 98600-000 - Telefone:(55)3522-0400
Contato responsável pelo site:
e-mail: planejamento.trespassos@gmail.com | telefone: (55)3522-0400
Contato responsável pelas notícias:
Elenara de Oliveira, Jornalista Reg. nº17796 - Assessora de Comunicação da Prefeitura de Três Passos
e-mail: assimprensa3p@gmail.com
Contato responsável pela criação e manutenção do site: Lucas Neckel
e-mail: lucas.neckel@gmail.com | (55)3522-0400