horário de funcionamento
Publicado em 06 de junho de 2013.

Semana do Meio Ambiente Começa em Três Passos

Alunos na trilha ecológica

Uma série de entrevistas nas rádios locais abordando assuntos ligados ao meio ambiente começaram a ser veiculadas desde a ultima segunda-feira fazendo parte de uma extensa programação realizada pela Secretaria Municipal do Meio Ambiente na semana do meio ambiente que acontece em Três Passos.

O tema que deu início as discussões foi “O papel da Secretaria Municipal de Meio Ambiente, do conselho de proteção ao meio ambiente e da policia ambiental na gestão ambiental do município”. No dia três de Junho, foi entrevistado o Secretário Municipal de Meio Ambiente Lauri Kanitz e representando o 7º BPM a soldado Raquel e o Sargento Carlin. Já na terça-feira, dia quatro de junho, o tema da entrevista foi “O novo código florestal, Mudanças e aplicabilidade no contexto regional”, tendo como entrevistados Sirlei Vicenzi da Secretaria Municipal de Meio Ambiente, Marcelo Larssen Engenheiro Agrônomo da Prefeitura Municipal e Herhard Hepp Presidente do sindicato dos trabalhadores Rurais de Três Passos. Dia cinco foi abordado o tema “Licenciamento ambiental de atividades urbanas e rurais”, os entrevistados foram Kelvis Rauber da EMATER, Sirlei Vincenzi e Diego Maciel da Secretaria Municipal do Meio Ambiente. Para o dia seis o tema abordado foi “Arborização urbana, poda e supressão de árvores, resíduos sólidos, coleta de resíduos e logística, reserva e complementando com as entrevistas na sexta-feira dia sete de junho com o tema” Recursos Hídricos, abastecimento de água no interior do município qualidade da água-Corsan”, entrevistados são o Secretário Municipal de Meio Ambiente Lauri kanitz e o gerente da Corsan Antônio Notzold.

As entrevistas seguiram a seguinte escala de horários às 9h da manhã Rádio Passos, as 9h40 Rádio Difusora, e as 10h15 Rádio Alto Uruguai 92FM.

Também fazendo parte dessa programação que tem como objetivo a conscientização das pessoas para um desenvolvimento aliado com a preservação, uma trilha ecológica foi programada e seguiu percorrendo a localidade de Baixo Erval Novo, contornando as corredeiras do Rio Lajeado Erval Novo, e teve como participantes os alunos da Escola Estadual Águia de Haia, Escola Municipal São José, PATRAN e ainda os membros da COMUPAM.

Durante o passeio os alunos puderam observar na prática, técnicas de preservação de nascentes, conheceram árvores nativas e receberam explicações do biólogo Diego Maciel e da bióloga Sirlei Vincenzi sobre o grande eco sistema existente nos paredões de rocha que cercam o lajeado, foco da exploração.

Alunos da Escola Águia de Haia e São José

A trilha ecológica teve continuação durante toda a semana, alternando as escolas participantes, o passeio será aberto a toda comunidade Trespassense, para participar basta inscrever-se na Secretaria Municipal de Meio Ambiente. Maiores informações podem ser obtidas pelo telefone 3522 9105, o passeio tem duração de aproximadamente uma hora e meia e é totalmente gratuito.

Paralelamente também aconteceu a 4ª Gincana do Meio Ambiente, com a participação das 9 escolas municipais. As tarefas foram sendo distribuídas há aproximadamente 30 dias, e na quarta-feira ocorreu a socialização, e contabilização das tarefas executadas, também na quarta-feira a tarde a Secretaria de Meio Ambiente distribuiu gratuitamente mudas de arvores a população que por ali passava e se interessava em reflorestar suas casas ou áreas particulares.

O Secretário Municipal de Meio Ambiente Lauri Kanitz ainda menciona que durante o mês de junho uma campanha informativa será lançada nas emissoras de rádio de cidade, com o objetivo de evitar que por falta de informação, os munícipes cometam crimes ambientais, como podas irregulares entre outros.

Para Prefeito Municipal em Exercício José Carlos Amaral, é muito importante o cuidado com o meio ambiente, as cidades que como Três Passos já tem uma política sólida neste sentido e já colhem os primeiros frutos por esse zelo com as matas, arvores e mananciais, reduzem os efeitos das estiagens. Lembra o mandatário, que muito ainda tem que se fazer para chegarmos a um nível satisfatório de equilíbrio entre progresso e preservação, “nossa cidade está fazendo sua parte e com inteligência e boa vontade alcançaremos o bem estar comum a todos”.


nota fiscal gaúcha
saude não tem preço
farmacia popular
servidores1
manual acesso servidores acesso servidores
telefones

acesso informação

ouvidoria
fiscalizacao

avalia
leis municipais
parcerias voluntrias

oramento impositivo


gestometro


contribuicao melhoria
portal meio ambiente

conselhos municipais

rede proteção contra violência


brasão município
Prefeitura Municipal de Três Passos/RS - CNPJ 87.613.188/0001-21
Av. Santos Dumont, 75 - CEP 98600-000 - Telefone:(55)3522-0400
Contato responsável pelo site:
e-mail: planejamento.trespassos@gmail.com | telefone: (55)3522-0400
Contato responsável pelas notícias:
Elenara de Oliveira, Jornalista Reg. nº17796 - Assessora de Comunicação da Prefeitura de Três Passos
e-mail: assimprensa3p@gmail.com
Contato responsável pela criação e manutenção do site: Lucas Neckel
e-mail: lucas.neckel@gmail.com | (55)3522-0400